terça-feira, 17 de maio de 2011

O Positivismo

Positivismo é uma corrente que engloba tanto perspectivas filosóficas como científicas do século XIX, tendo como fundador Augusto Comte (1798-1857). O sentido da palavra positivismo mudou radicalmente, incorporando diferentes sentidos, muitos deles opostos ou contraditórios entre si. Nesse sentido, há correntes de outras disciplinas que se consideram "positivistas" sem guardar nenhuma relação com a obra de Comte.

Esta corrente de pensamento exclui toda a teorização metafísica, remetendo-se apenas para o conhecimento dos factos através do método científico e dando uma classificação do conhecimento a uma ética humana radical.

Para Compte, o Positivismo é uma doutrina filosófica, sociológica e política. Surgiu como desenvolvimento sociológico do Iluminismo, das crises social e moral do final da Idade Média e do nascimento da sociedade industrial - processos que tiveram como grande marco a Revolução Francesa (1789-1799).

Isidore Auguste Marie François Xavier Comte nasceu em Montpellier, na França a 19 de Janeiro de 1798 e faleceu em Paris a 5 de Setembro de 1857. Foi um dos maiores filósofos franceses e fundou a Sociologia e o Positivismo.

Sem comentários:

Enviar um comentário