Simbolismo é uma corrente artística que surgiu na França, na segunda metade do século XIX, como oposição ao Realismo, ao Naturalismo e ao Positivismo da época. Esta corrente atingiu o seu ponto mais alto cerca de 1880-1890 tomando como tema o mundo dos pensamentos e dos sonhos, o sobrenatural e o invisível.
Algumas das características do Simbolismo são:
Subjectivismo
Os simbolistas terão maior interesse pelo particular e pelo individual do que pela visão mais geral. A visão objectiva da realidade não desperta mais interesse.
Musicalidade
A musicalidade é uma das características mais destacadas da estética simbolista, segundo o ensinamento de um dos mestres do simbolismo francês, Paul Verlaine, que no seu poema "Art Poétique", afirma: "De la musique avant toute chose..." (" A música antes de mais nada...").
Transcendentalismo
Um dos princípios básicos dos simbolistas era sugerir através das palavras sem nomear objectivamente os elementos da realidade. Para interpretar a realidade, os simbolistas valem-se da intuição e não da razão ou da lógica. Preferem o vago, o indefinido ou o invisível.
As áreas destacadas no simbolismo foram a pintura, a literatura, no teatro e na poesia.
Sem comentários:
Enviar um comentário