terça-feira, 17 de maio de 2011

Arte Nova

Art nouveau, "arte nova" em francês, foi um estilo essencialmente de design e arquitectura que também influenciou o mundo das artes plásticas, influenciado pela pintura japonesa. Relaciona-se especialmente com a 2ª Revolução Industrial em curso na Europa com a exploração de novos materiais (como o ferro e o vidro, principais elementos dos edifícios que passaram a ser construídos segundo a nova estética) e os avanços tecnológicos na área gráfica, como a técnica da litografia colorida que teve grande influência nos cartazes. Devido à forte presença do estilo naquele período, este também recebeu o apelido de modern style (do inglês, estilo moderno).

Caracteriza-se pelas formas orgânicas, escapismo para a Natureza, valorização do trabalho artesanal, entre outros.

Em Portugal, edifícios em estilo arte nova são particularmente comuns em Aveiro e Caldas da Rainha. Em Lisboa, a Casa - Museu Dr. Anastácio Gonçalves é um bom exemplo da variante portuguesa do estilo, assim como no Porto o Café Majestic. Em Portugal foi comum, mais que a arquitectura, a decoração de fachadas e interiores com azulejos em estilo arte nova, como se comprova em muitos edifícios da virada dos séculos XIX e XX.

Esta “arte nova” teve varias vertentes como a ilustração ou design gráfico, nos móveis, nos vidros e vitrais, em outras artes decorativas, em murais e mosaicos e na arquitectura.

Sem comentários:

Enviar um comentário